Criar uma Loja Virtual Grátis
Stonehenge
Stonehenge

Stonehenge

 

Stonehenge (do inglês arcaico "stan" = pedra, e "hencg" = eixo) é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra.
Constituí-se no mais visitado e conhecido círculo de pedras britânico, e até hoje é incerta a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronômicos, mágicos ou religiosos.

 

Origem:

 

Existem varias especulações e teses de onde surgiu o monumento celta mais antigo e importante religiosamente. Uma delas é que os Druidas o construíram essa tese foi concluída por  John Aubrey em meados do seculo XVII e até hoje ainda se pensa dessa forma, pois apesar dos Druidas não terem sido responsáveis pela construção, sem duvida são responsáveis pelo marco histórico que hoje o Stonehenge representa para todos os wiccanos do mundo, sejam eles de panteão celta ou não.
Esse monumento que se localiza nas ilhas da Grã-Bretanha tem aproximadamente 4.500 anos, conclusão essa feita por cientistas com técnicas de datação por carbono.
Em seu apogeu o Stonehenge era um centro de cura e de ritos, mas não se pode afirmar com certeza o que acontecia entre as grandes paredes de pedra erguidas.
Umas das provas materiais de que as pessoas iam lá atras de cura é uma cavidade onde eles depositavam as pedras azuis, rochas vulcânicas com tom azulado, hoje já extintas.


Características:

O Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, onde se identificam três distintos períodos construtivos:
O primeiro período em aproximadamente 3.100 A.C 
Quando havia apenas uma vala circular com aproximadamente 97,54 de diâmetro com uma única entrada. Com apenas um banco de pedra e uma altar de madeira com seis furos externos que continham restos humanos cremados. E estava alinhado com o pôr do sol do ultimo dia de inverno e com as fases da lua.
O segundo período em aproximadamente 2.150 A.C
Deu-se a realocação do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do verão e a reação do círculo externo, com 35 pedras que pesavam toneladas. As altas pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das montanhas de Gales a cerca de 24 quilômetros ao Norte. A forma como esse transporte ocorreu ainda é um mistério, afinal não se tem vestígios de que o povo daquela época obtivesse tantos escravos como o povo egípcio possuiu em sua era.
O terceiro período em aproximadamente 2.075 A.C

As pedras azuis foram derrubadas e grandes rochas (megálitos) com 5,49 metros de altura e aproximadamente 25 toneladas cada uma. E como as outras foram trazidas do norte por 19 quilômetros. Entre 1.500 A.C e 1.100 A.C aproximadamente sessenta das pedras azuis foram restauradas e remanejadas para um circulo interno com mais dezenove colocadas em forma de ferradura dentro desse circulo.
Esse monumento obteve aproximadamente 30 milhões de horas de trabalho ou 32 anos considerando que eles tivessem 12 horas de sol por dia o ano todo, e como na Europa no inverno os dias são mais curtos que isso.
O Stonehenge também era usado como observatório para os astros para indicar os dias de ritual anual.
E a respeito da sua forma e arquitetura o Stonehenge é a replica de um santuário, pois naquela época os lugares sagrados e onde o população religiosa se reunia eram normalmente feitos de madeira.

A arqueoastronomia:

Entre as décadas de 50 e 60 um professor da universidade de Oxford Alexander Thom e o astrônomo Gerald Hawkins começaram a criar um estudo chamado Arqueoastronomia que estuda o conhecimento astronômico das antigas civilizações. E durante o estudo eles descobriram a grandiosidade das habilidades matemáticas e arquitetônicas dos antigos povos da Europa e que Stonehenge era também usado como observatório astronômico, algo que na época era sagrado devido as crenças da civilizações em questão. A explicação cientifica pra isso está na localização do monumento, que esta estrategicamente projetado para que quando um observador no seu interior possa calcular com exatidão os dias de solstício e equinócio.

Curiosidades:

se traçarmos uma linha em volta das pedras de Stonehenge veremos uma seta apontando para a direção do sol nascente de verão. E uma referencia ao monumento foi feita pelo grego Hecateu de Abdera em “História dos Hiperbóreos”   em 350 A.C  “...ergue-se um templo notável, de forma circular,dedicado à Apolo Deus do sol...”
Em 1918 a restauração de Stonehenge se deu inicio e ainda hoje é um ponto turístico com aproximadamente 700.000 turistas por ano.

Espero ter saciado parte da curiosidade de vocês desta forma mais objetiva da história de um dos monumentos mais importantes na nossa cultura.
Paz e Luz!!

 

Texto montado por Sifilde
Texto editado por Dionysius  ☽❍☾

Rating: 2.2/5 (183 votos)



ONLINE
1


Partilhe esta Página